CLÍNICA CAPELLI utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Otoplastia (Orelha de Abano)

De natureza estética ou restauradora, a otoplastia é uma cirurgia que visa melhorar o formato da orelha – também conhecida como orelha saliente. Este é um procedimento tecnicamente simples que reduz a distância entre as bordas das orelhas, aproximando-as da cabeça. Seus benefícios estão diretamente relacionados à autoestima do paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a chamada "extensão da orelha", que causa orelhas irregulares em tamanho e formato, é um problema que atinge de 2 a 5 por cento da população.

default/image/separador.png

Sobre o procedimento

A otoplastia, também conhecida como cirurgia de orelha, é um procedimento estético simples, mas que tem grande impacto na autoestima do paciente e ajuda na coordenação facial. Este procedimento geralmente é realizado em homens e mulheres para corrigir orelhas salientes, comumente conhecidas como "orelhas chatas". A otoplastia corrige o ângulo entre a orelha e a cabeça do paciente, reduzindo a pele e remodelando a área para que fique mais próxima e menos perceptível na visão frontal do paciente. Considerando que a sutura fica escondida atrás da orelha, em geral, os resultados da cirurgia plástica da orelha são muito positivos, e a cirurgia não deixa cicatrizes profundas. No entanto, vale lembrar que nem toda situação é 100% simétrica.

default/image/tempo.png TEMPO DE INTERVENÇÃO 1 a 2 horas
default/image/hospital.png HOSPITALIZAÇÃO Não é necessária
default/image/recupera.png RECUPERAÇÃO 7 dias

Ainda tem dúvidas?

Envie suas perguntas para o Dr. Leandro Madeira

Resultados Esperados

 Os resultados costumam ser atingidos com qualidade desde que alinhados com as expectativas do paciente e as orientações médicas. 

A intervenção

A otoplastia é realizada por meio de uma incisão na parte posterior da orelha. A anestesia pode ser local ou com sedação. Durante a operação, o médico retirará uma pequena parte da cartilagem descolando-a da pele e fará todo o processo para deixar as orelhas na posição mais adequada, de forma que as orelhas fiquem mais próximas da cabeça. Em seguida o médico fecha o corte com pontos internos. 

Após fechar a incisão, é colocado um curativo em formato de capacete ao redor da orelha por 24 horas para proteger a área cirúrgica. E após esse período, coloca-se uma faixa elástica para facilitar a cicatrização do local. 


Cuidados

  • A recuperação é relativamente simples. Não é comum haver queixas de dores intensas ou maiores desconfortos no pós-operatório.
  • Será necessário utilizar uma faixa de compressão, nas primeiras 48h e, após esse período, a orientação é o uso de tiaras de malha por 30 dias. 
  • Recomenda-se o afastamento de dois dias das atividades diárias.
  • uso dos medicamentos prescritos pelo cirurgião e evitar exposição solar ou ao frio, durante o primeiro mês de pós-operatório.
  • Evitar movimentos bruscos, pressionar ou coçar a área nos primeiros dias após o retorno das atividades.
  • Evitar dormir de lado.

Ligamos para você

Receba mais informações sobre o procedimento
TEM ALGUMA DÚVIDA?
default/image/separador3.png

Perguntas frequentes

Para quem é indicado esta cirurgia?
A Otoplastia é indicada para pessoas que desejam corrigir as orelhas de abano e pessoas que tenham macrotia (deformidade congênita nas orelhas que as tornam muito grandes). Este procedimento engloba praticamente todas as cirurgias que possam ocorrer na parte externa da orelha, como correção de lóbulos, extração de queloides na região e até remoção de nódulos benignos. Também podem corrigir deformações decorridas de acidentes ou de otoplastias anteriores mal realizadas.
Esta cirurgia deixa cicatriz aparente?
Depende da técnica utilizada pelo médico, porém esta cirurgia já planejada para ter incisões pequenas quase imperceptíveis e com ajuda de um pós-operatório adequado podem diminuir progressivamente. Existem Otoplastias mais modernas que são quase sem incisões, principalmente quando realizadas em crianças.
Existe uma idade mínima para realizar a otoplastia?
É recomendada a realização da cirurgia após o período da adolescência do paciente, pois assim, toda sua formação óssea estará completa, o que diminui as chances de falha no resultado ou insatisfação do paciente.
Após quantos dias poderei dormir de lado?
Recomenda-se apoiar sobre a região operada, apenas após sua cicatrização completa, o que pode levar de 15 a 20 dias de pós-operatório.
A PRIMEIRA CONSULTA
default/image/separador.png

Primeira consulta, o que esperar?

01
O Dr. Leandro Madeira alinha as expectativas do paciente com as possibilidades das técnicas oferecidas.
02
Após a realização de exames detalhados, conversa-se sobre as opções de procedimentos.
03
Todas as recomendações são esclarecidas e após o resultado dos exames, o procedimento é agendado.